Devido a muitas perguntas que recebo,resolvi criar esse blog com o intuito de esclarecer algumas dúvidas em relação a gravação,arranjo,produção,instrumentos,efeitos,encordoamentos,músicos,enfim tudo relacionado à música. E claro,tb poder aprender com vcs,pois lembre-se:NUNCA SABEMOS DEMAIS! Espero que gostem e divulguem! Obrigado!
Encordoamentos
Marcas,regulagem de altura das cordas,afinação,oitavas,tensão,timbres. Tudo relacionado à encordoamento!!
Então mestre .... qual é a regulagem ideal para Fender (Strato) na sua opinião ... ???? sei que isso é muito pessoal mais ... e ai ? eu uso ELIXIR 0.10 e curto bem baixinha mesmo mais as vezes eu acho que a regulagem muito colada perde o timbre um pouco ..... será que estou certo ???
No caso da Fender STRATO eu acho que rola bem "baixinha" No caso da LES PAUL , PRS e acustica ja é um pouquinho mais alta a regulagem devido a timbre e tal ???
alo michel ,minha duvida é a seguinte: um dia desses acompanhei vc gravando e vi vc passando um liquido ,um produto nas cordas do seu violão ,uq era e pra q serve? obrigado abç
DIGÃO,é o seguinte mano,não é legal cordas altas pois além de ficar dura,difícil pra tocar,tb fica longe dos trastes,assim perdendo o brilho. Já muito baixa,fica muito próximo aos trastes,excesso de brilho,perde o timbre mais suave,dinâmicas,fica só a porrada,slap. Mas claro que a tocabilidade fica ótima! Então o meio termo sempre é melhor. Timbre e conforto! Gosto da corda Ernie Ball,é mais rústica do que a Elixir,mas tem mais som. Eu acho!! Eximir tb é muito boa,tanto a Daddario EXP que tb é anti corrosiva,só que melhores pra show devido a durabilidade e conforto. Estúdio é primordial o timbre. Uso 0.10 nas guitarras. 0.11 na acústica e semi,0.12 violão aço e tensão pesada no nylon!
ANONIMO,aquilo é um produto que vende nas lojas de instrumentos,não me recordo o nome. Mas é tipo um lubrificante para tirar o suor,resíduos das cordas. Conserva por mais tempo,fica mais confortável pra tocar ( escorrega mais os dedos). Vc pode passar vaselina em pasta,algodão ou um pano mesmo. Mas pouca quantidade pra não ficar em excesso e grudar muita sujeira nas cordas. Acaba de tocar,passa!
Vc já usou estas cordas no violão nylon? http://www.foxtrot.com.br/Produto/01070372178001/Encordoamento+de+Nylon+p+Violao+Daddario+EXP+46 se sim, qual o melhor, este ou o Daddario Pro Arté EJ44 (extra pesado) ou EJ46 (pesado)? Vlw.
oi michel fujiwara , cara ja era muuto seu fã , agora vendo a sua boa vontade em passar dicas , fiquei mais fã ainda , ia perguntar sobre cordas mas vi ja li q vc gosta de tensao pesado , eu uso extra pesado da giannini , mas vou pesquisar a corda q vc usa pq to achando muito duro a q estou usando perco um pouco a velocidade nos dedos , gostei muito do violao de arco q vc tocou no athelier de acrilico , mandei fazer um kkkk, gratooo michel fujiwara e feliz dia dos musicos
Certo ... entendi mano , então vc usa nas guita de estudio a ERNIE BALL nas guitas de Palco vc usa Daddario EXP ?? ou usa a ERNIE em todas ???
e Quanto a regulagem vc mesmo que mexe alguma coisinha ou sempre esta levando para o Luthier ? e Quem é o luthier que regula suas guitarras ? Pergunto isso por que eu concordo plenamente com a sua dica sobre regulagem ser o meio termo entre conforto e tocabilidade mais a pergunta é como saber onde é esse meio termo ??? sempre que eu vou ver ja deixei a minha regulagem colada no braço rsrsrsrsrs !!!
WILL,então man,a pesada já é uma boa tensão. A extra só no caso do violão estar bem regulado com as cordas baixas. Cara eu usei o encordoamento Gianinni apenas uma vez pra nunca mais. Kkk ela tem som de plástico. Tenta usar a Daddario Pro Arté ou senão uma mais em conta ,a GHS. Aquela Daddario vermelha e preta eu não gosto tb,acho muito mole.Quanto ao violão Atelier,pediu direto com eles? Talvez sairá um modelo meu.
DIGAO,to usando Ernie Ball em todas as guitarras. Eu mesmo regulo meus instrumentos. Meio termo seria,o mais baixo sem trastejar,sem ter o som tão estalado. E lembrando que as cordas não podem ficar tão próximos aos caps,pois dá uma leve desafinação devido ao magnético
Parabens Michel Fujiwara, pela boa vontade em passar para os seus fãs essas dicas e esse contato que é muito importante para nós. Isso te fez diferente de muitos outros músicos, na minha opinião !!! Vou divulgar MUITO esse blog aqui na minha regiao ! grande abraco e parabens pela iniciativa. Juninho Abrao (jrabrao@hotmail.com)
coloquei pro arté , é bem diferente mesmo , acho q até da pra por tensao extra pesado pq meu godyn tem as cordas baixas valeu pela dica!!! Que captação vc indicaria pra por num violao de nylon ,(arco acrilico)?
Certo michel .... entendi esse de meio termo da regulagem sim cara ... as minhas eu só levo no luthier quando estão muito ruim mesmo a regulagem no dia a dia eu mexo também e fica ótima eu só queria uma dica de como regular as oitavas .... vc mexe ate em trastos e tal ??? como faço pra regular as oitavas ???
WILL, viu como um simples encordoamento faz diferença!!! Cara,captação pra violão que não tem acústica,que é o de arco que vc citou,o melhor é o RMC,usado no Godin.Pois precisa de um cap super sensível ja que o instrumento emite pouco som!
DIGÃO,pra regular as oitavas,vc afina a corda solta,depois toca na 12 casa.Tem que ter a mesma afinação.Se estiver diferente,na ponte tem parafisos com mola,alí vc sobe ou desce a afinação. Vai apertando ou soltando,não me lembro qual desce qual sobe.Afina novamente corda solta e confere na 12 casa,E assim vai regulando até chegar a mesma afinação solta e na 12.
Michel primeiramente dizendo, sou teu fã, toca muito bem cara, não sou tãooo ligado a guitarra, mais amo de coração violão, principalmente aqueles flatzinhos de nylon, eu toco em um grupo de pagode, comprei um violão fox agora de nylon bem legal ele, e gostaria de saber qual violão vc usa "TIRANDO O GODIN" que é ótimo, e pra vc dar alguma dica de como fazer aquela batida das músicas de rodriguinho e tal, o violão chega destaca... abração...
MESTRE QUAL O TEMPO PRA QUE EU POSSO TROCAR O ENCORDOAMENTO DO MEU VIOLÃO,NÃO SOU MUSICO DE STUDIO FAÇO EM MEDIA 04 SHOWS POR FIM DE SEMANA E USO O VIOLÃO silent guitar yamaha ? VALEU MESTRE
Ola MESTRE, primeiramente queria ti agradecer por essa sua boa vontade e carinho com quem admira o seu trabalho, eu uso um Silent de naylon da Yamaha toco samba/raiz uso bastantes as primas para solos de introduções e os bordões para baixarias, gostaria que vc me indicasse um encordoamento bom pra isso ou alguma combinação, me indicaram Thomastik CF128 super lona vc já usou ou conhece bem esse encordoamento e qual tensão. abs.
Comprei um silent yamaha SLG 130 NW. O som era maravilhoso com as cordas originais. Mas duraram pouquissimo tempo. Daí por diante ja tentei inúmeros tipos de encordoamento. Que marca e modelo o Sr me indicaria para que o instrumento volte a apresentar um som próximo ao inicial?
Então mestre .... qual é a regulagem ideal para Fender (Strato) na sua opinião ... ???? sei que isso é muito pessoal mais ... e ai ? eu uso ELIXIR 0.10 e curto bem baixinha mesmo mais as vezes eu acho que a regulagem muito colada perde o timbre um pouco ..... será que estou certo ???
ResponderExcluirNo caso da Fender STRATO eu acho que rola bem "baixinha"
No caso da LES PAUL , PRS e acustica ja é um pouquinho mais alta a regulagem devido a timbre e tal ???
Ou nada Haver ? Valeu !
alo michel ,minha duvida é a seguinte: um dia desses acompanhei vc gravando e vi vc passando um liquido ,um produto nas cordas do seu violão ,uq era e pra q serve? obrigado abç
ResponderExcluirDIGÃO,é o seguinte mano,não é legal cordas altas pois além de ficar dura,difícil pra tocar,tb fica longe dos trastes,assim perdendo o brilho. Já muito baixa,fica muito próximo aos trastes,excesso de brilho,perde o timbre mais suave,dinâmicas,fica só a porrada,slap. Mas claro que a tocabilidade fica ótima! Então o meio termo sempre é melhor. Timbre e conforto! Gosto da corda Ernie Ball,é mais rústica do que a Elixir,mas tem mais som. Eu acho!! Eximir tb é muito boa,tanto a Daddario EXP que tb é anti corrosiva,só que melhores pra show devido a durabilidade e conforto. Estúdio é primordial o timbre. Uso 0.10 nas guitarras. 0.11 na acústica e semi,0.12 violão aço e tensão pesada no nylon!
ResponderExcluirANONIMO,aquilo é um produto que vende nas lojas de instrumentos,não me recordo o nome. Mas é tipo um lubrificante para tirar o suor,resíduos das cordas. Conserva por mais tempo,fica mais confortável pra tocar ( escorrega mais os dedos). Vc pode passar vaselina em pasta,algodão ou um pano mesmo. Mas pouca quantidade pra não ficar em excesso e grudar muita sujeira nas cordas.
ResponderExcluirAcaba de tocar,passa!
Vc já usou estas cordas no violão nylon? http://www.foxtrot.com.br/Produto/01070372178001/Encordoamento+de+Nylon+p+Violao+Daddario+EXP+46
ResponderExcluirse sim, qual o melhor, este ou o Daddario Pro Arté EJ44 (extra pesado) ou EJ46 (pesado)? Vlw.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiroi michel fujiwara , cara ja era muuto seu fã , agora vendo a sua boa vontade em passar dicas , fiquei mais fã ainda , ia perguntar sobre cordas mas vi ja li q vc gosta de tensao pesado , eu uso extra pesado da giannini , mas vou pesquisar a corda q vc usa pq to achando muito duro a q estou usando perco um pouco a velocidade nos dedos , gostei muito do violao de arco q vc tocou no athelier de acrilico , mandei fazer um kkkk,
ResponderExcluirgratooo michel fujiwara e feliz dia dos musicos
Certo ... entendi mano , então vc usa nas guita de estudio a ERNIE BALL nas guitas de Palco vc usa Daddario EXP ?? ou usa a ERNIE em todas ???
ResponderExcluire Quanto a regulagem vc mesmo que mexe alguma coisinha ou sempre esta levando para o Luthier ? e Quem é o luthier que regula suas guitarras ? Pergunto isso por que eu concordo plenamente com a sua dica sobre regulagem ser o meio termo entre conforto e tocabilidade mais a pergunta é como saber onde é esse meio termo ???
sempre que eu vou ver ja deixei a minha regulagem colada no braço rsrsrsrsrs !!!
Valeu man (SALVE FUJIWARA)
ANINIMO,a EXP de nylon nunca usei. Uso a EXP no aço. Já a Pro Arté eu gosto e uso. Pesada ou extra. Pode comprar.
ResponderExcluirWILL,então man,a pesada já é uma boa tensão. A extra só no caso do violão estar bem regulado com as cordas baixas. Cara eu usei o encordoamento Gianinni apenas uma vez pra nunca mais. Kkk ela tem som de plástico. Tenta usar a Daddario Pro Arté ou senão uma mais em conta ,a GHS. Aquela Daddario vermelha e preta eu não gosto tb,acho muito mole.Quanto ao violão Atelier,pediu direto com eles? Talvez sairá um modelo meu.
ResponderExcluirDIGAO,to usando Ernie Ball em todas as guitarras. Eu mesmo regulo meus instrumentos. Meio termo seria,o mais baixo sem trastejar,sem ter o som tão estalado. E lembrando que as cordas não podem ficar tão próximos aos caps,pois dá uma leve desafinação devido ao magnético
ResponderExcluirParabens Michel Fujiwara, pela boa vontade em passar para os seus fãs essas dicas e esse contato que é muito importante para nós. Isso te fez diferente de muitos outros músicos, na minha opinião !!! Vou divulgar MUITO esse blog aqui na minha regiao ! grande abraco e parabens pela iniciativa.
ResponderExcluirJuninho Abrao (jrabrao@hotmail.com)
coloquei pro arté , é bem diferente mesmo , acho q até da pra por tensao extra pesado pq meu godyn tem as cordas baixas valeu pela dica!!!
ResponderExcluirQue captação vc indicaria pra por num violao de nylon ,(arco acrilico)?
Certo michel .... entendi esse de meio termo da regulagem sim cara ... as minhas eu só levo no luthier quando estão muito ruim mesmo a regulagem no dia a dia eu mexo também e fica ótima eu só queria uma dica de como regular as oitavas .... vc mexe ate em trastos e tal ???
ResponderExcluircomo faço pra regular as oitavas ???
Mandei uma duvida la no post de efeitos ... Valeu !
ResponderExcluirWILL, viu como um simples encordoamento faz diferença!!!
ResponderExcluirCara,captação pra violão que não tem acústica,que é o de arco que vc citou,o melhor é o RMC,usado no Godin.Pois precisa de um cap super sensível ja que o instrumento emite pouco som!
DIGÃO,pra regular as oitavas,vc afina a corda solta,depois toca na 12 casa.Tem que ter a mesma afinação.Se estiver diferente,na ponte tem parafisos com mola,alí vc sobe ou desce a afinação. Vai apertando ou soltando,não me lembro qual desce qual sobe.Afina novamente corda solta e confere na 12 casa,E assim vai regulando até chegar a mesma afinação solta e na 12.
ResponderExcluirDIGÃO, respondido efeitos.
ResponderExcluirpor qto tempo vc usa o 1 encordoamento no violão?
ResponderExcluirMichel primeiramente dizendo, sou teu fã, toca muito bem cara, não sou tãooo ligado a guitarra, mais amo de coração violão, principalmente aqueles flatzinhos de nylon, eu toco em um grupo de pagode, comprei um violão fox agora de nylon bem legal ele, e gostaria de saber qual violão vc usa "TIRANDO O GODIN" que é ótimo, e pra vc dar alguma dica de como fazer aquela batida das músicas de rodriguinho e tal, o violão chega destaca... abração...
ResponderExcluirMESTRE
ResponderExcluirQUAL O TEMPO PRA QUE EU POSSO TROCAR O ENCORDOAMENTO DO MEU VIOLÃO,NÃO SOU MUSICO DE STUDIO FAÇO EM MEDIA 04 SHOWS POR FIM DE SEMANA E USO O VIOLÃO silent guitar yamaha ? VALEU MESTRE
Ola michel boa tarde aqui uso o encordoamento dadario no meu violao ele eh godin existe algum outro q vc me indica p q meu violao fique mais macio ?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOla MESTRE, primeiramente queria ti agradecer por essa sua boa vontade e carinho com quem admira o seu trabalho, eu uso um Silent de naylon da Yamaha toco samba/raiz uso bastantes as primas para solos de introduções e os bordões para baixarias, gostaria que vc me indicasse um encordoamento bom pra isso ou alguma combinação, me indicaram Thomastik CF128 super lona vc já usou ou conhece bem esse encordoamento e qual tensão. abs.
ResponderExcluirComprei um silent yamaha SLG 130 NW. O som era maravilhoso com as cordas originais. Mas duraram pouquissimo tempo. Daí por diante ja tentei inúmeros tipos de encordoamento. Que marca e modelo o Sr me indicaria para que o instrumento volte a apresentar um som próximo ao inicial?
ResponderExcluir